APLICAÇÃO DE TÉCNICA DE COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS E CONHECIMENTO COM FOCO NO APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM

Gustavo Dias

Resumo


Este trabalho relata o emprego de uma técnica de trabalho investigativo, associada a uma avaliação não tradicional, como metodologia ativa de aprendizagem. Este estudo foi realizado na Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho, especificamente no segundo semestre de 2017, na disciplina de Gerenciamento e Conservação de Energia do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial. Os resultados obtidos apontam para um ganho considerável em relação ao desempenho do aluno ao longo do semestre, representado pela obtenção de uma melhor pontuação na avaliação não tradicional (adaptação da técnica de sala de aula invertida), decorrente do trabalho investigativo. Adicionalmente, ao comparar o índice de aprovação na disciplina com duas outras turmas de alunos, da mesma disciplina, as quais foram submetidas somente ao método de ensino tradicional, com aulas expositivas e avaliações tradicionais, nota-se melhoria de desempenho. Os resultados permitem concluir a favor do emprego, não só da técnica demonstrada, como das metodologias ativas de ensino como um todo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.